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quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tutorial - Projeção de objetos, sombras e iluminações no 3Ds Max



Olá leitores do site GFX Total, após algum tempo de estacionamento iremos voltar a nossa rotina de mini tutoriais que no nosso espaço e desta vez vamos entrar em um novo aprendizado de 3Ds Max.


Projeção de objetos, iluminação e sombras utilizando o 3Ds Max.




Após algum tempo de pesquisa descobri que há pouquíssimos tutoriais na internet que falam sobre este assunto de extrema importância, pois todos nós, quando iniciamos no 3D queremos de alguma forma criar um objeto e colocá-lo em uma cena para simularmos a realidade.


baixe os arquivos utilizados neste tutorial


Exemplo: suponhamos que após a criação uma maquete queremos colocá-la sobre uma mesa real, ou seja, de alguma forma teremos que mesclar o 3D a uma cena "cenário" real.



Para isso podemos contar com um Shader do 3Ds Max que simula a projeção de sombras, recebe as sombras geradas por luzes e objetos contidos na cena, veja o exemplo abaixo:



Claro que isto é uma breve introdução e que não paramos por ai, nas próximas aulas mostrarei outros exemplos práticos da utilização deste shader especial do 3Ds Max.

Um grande abraço a todos e até o nosso próximo encontro aqui no site GFX Total.







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