Um assunto que gera muitas dúvidas é a criação de frames para uma animação, muitos usuários sabem criar frames mas não conhecem ainda sobre curvas de animações.
É exatamente o nosso assunto de hoje.
Vamos aprender a criar uma animação simples de uma bola quicando, editar as curvas da animação e finalmente entender como renderizar para vídeo e outros formatos.
Para criar animações realistas, não basta simplesmente saber modelar mas também temos que entender o processo "não simples" de criação de interpolação.
Quando criamos certos movimentos, por exemplo, de um personagem, queremos demonstrar algo, uma emoção, um estado, uma reação, etc. Para isto é extremamente importante conhecer o CURVE EDITOR, como ele podemos ter controle total de qualquer animação gerando reações mais rápidas ou mais lentas.
Por padrão quando criamos uma animação no 3ds Max, ela é gerada como curvas bezier como na imagem abaixo.
Quando temos acesso a estas curvas podemos editar sua entrada e saída de maneira a obter a resposta que queremos, seja em um movimento rápido ou lento, rígido ou suave.
Curva aplicada a uma bola quicando de forma real
Então fica mais uma dica para nossos leitores, bons estudos...
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