Seja um parceiro você também!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Tutorial - Aplicação de texturas em extraidas no ZBrush - Photoshop e 3ds Max - Blog Espaço DD3D

Aplicação de texturas em extraidas no ZBrush

Olá amigos, chegamos a parte final de nossa série modelando uma almofada com técnicas e games utilizando Zbrush, ZBrsuh e Photoshop.
CONTINUAÇÃO DO Tutorial - Texturização e extração de mapas (Almofada) - Polypaint/Spotlight ZBrush - Blog Espaço DD3D



RESULTADO FINAL




 Vamos recordar alguns aspectos importantes e entender um pouco mais afundo sobre este mundo novo chamado de 3D.

Segue abaixo o link para download dos arquivos utilizados em nosso tutorial.
 Um grande abraço a todos e até breve com mais tutoriais como este aqui no nosso Blog.





Deixe seu comentário dizendo o que achou...

15 comentários:

unTroglodita disse...

Prezado Prof. Daniel DD3D, boa tarde,

Cara, antes de mais nada, um Feliz 2012 p vc, tb!!!!!
Acabei de capturar as suas mais recentes instruções sobre o Zbrush (almofada).

Como me tornei fã incondicional de seu blog e suas aulas, cá estou eu para tirar uma dúvida, até o momento, insolúvel.

Todas suas explicações são claríssimas, não tenho dúvida alguma a este respeito. É em relação ao início da lição no vídeo_01 deste série.

Logo no início, quando vc está iniciando a modificação do Cube3D, é indicado alterar o Unified Skin, em sua Resolution de 128 para 8 e o Smooth para 0. No entanto, o meu Zbrush só aceita Resolution mínima de 16. Portanto, quando faço o Make Unified Skin, o objeto fica vazado em seus vértices e pontas, entendeu? Ela só ficar regular, seu eu aumentar ao mínimo de 1 o Smooth. Portanto, o Cube3D não fica simétrico.

O Problema todo está em não atingir o Resolution=8, pois, como já disse, ele vai ao mínimo de 16. Há alguma configuração que eu possa alterar, de modo a alcançar a Resolution=8 como vc indica?

Parei a lição só por causa desta questão, não por dificuldade outra, Daniel.
Aguardo seu retorno, para eu concluir a lição e te enviar minha experiência com o exercício, tá?
Parabéns!
Abraços,

Marcelo Baglione
(unTroglodita)

Daniel Design 3D disse...

Olá Parceiro Marcelo Baglione, obrigado por tudo, é muito bom saber que gostou. Quanto a sua dúvida, há duas formas de se revolver. Acredito eu que vc tenha outros softwares como o 3Ds Max, Blender, Maya ou qualquer outro. Entre em outro software 3D e crie um Cubo(cube) e exporte como .OBJ. Em seguida importe para o seu ZBrsuh. A segunda opção (mais aconselhavel), baixe a versão mais recente possível. Além das versões mais recentes ser também mais leves de rodar, possuem mais ferramentas que facilitam nossa vida. Um grande abraço e até mais Parceiro...

unTroglodita disse...

Prof. Daniel DD3D, boa tarde,

Sim, tenho outros softwares, sim. Mas fiz o seguinte...

Peguei o Cube3D inicial, e fiz o Make Unified Skin como está: R 128 x S 10. Em seguida, Peguei o Skin_Cube3D_1 feito, com 91.996 polys, e baixei os parâmetros R16 x S0..., o cube gerado ou Skin_Cube3D_2, com 11.76 polys, ficou, enfim igual ao seu...Deu pra entender?

Pode ser? Posso continuar a lição a partir deste cube gerado?

Meu Zbrush é a versão ZBrush 4R2. Tem alguma melhor?

Você tem alguma banner para eu pôr no meu blog? Vou indicar ele para todos interessados no assunto.
Muito obrigado pelo retorno.
Abração,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Isso ai Parceiro, esta é uma das atitudes que eu mais valorizo, o esforço até conseguir. Um gigantesco parabéns.

Quanto ao banner, fico muito satisfeito se puder ajudar a compartilhar esta idéia. Mas por hora, peço ajuda na divulgação em redes sociais por ser a forma mais aficaz no quisito divulgação. Neste exato momento, estou criando outros temas de tutorias e assim que editado, postarei aqui no nosso Blog. Abraços.

unTroglodita disse...

Ok! Vou pôr lá no meu Face, tá?, fazendo um comentário a respeito do DD3D e seu criador-administrador, o Prof. Daniel "DD3D".

Quando postar..., deixo o link do meu Face aqui, ok?

Vou pôr no meu Twitter, também. Não é muito, mas faço com toda boa intenção, pois seu trabalho aqui é excelente, porque tem um alcance e uma qualidade didática de grande significação na web. Portanto: deve ser uma referência!

Depois te digo como fui no projeto almofada, tá?

Ah: Quanto a versão do meu ZBrush 4R2, já tem outra?
PARABÉNS.
Abração,

Bagli

unTroglodita disse...

Ah..., Prof. Daniel, muito obrigado pelo incentivo, pois sou neófito no Zbrush, viu?

Abração,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Obrigado Bagli, será uma honra. facebook.com/daniel.leles - é novo com o intuito de divulgação pois nunca tive tempo sobrando o bastante mas assim que aliviar vou ficar praticamente o dia inteiro nas redes.
Quanto ao Zbrush, quem está desatualizado sou eu. ):
Estou usando a versão 4, havia instalado a 4R2 mas devido a alguns travamento e Bugs acabei voltando para o ZBrush 4.

Vou dar um jeito de instalar o R2 pra criar tutos mais atualizados. Obrigado mais uma vez amigo...

unTroglodita disse...

Acabei de postar, Daniel. Abração

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001894315208

unTroglodita disse...

Prof. Daniel "DD3D", boa noite,

Me desculpe a amolação, mas a dúvida persiste, apesar dos caminhos e atalhos...
Entendi a razão de você trabalhar daquela forma em Geometry. Mas o meu exercício tá furando aí, exatamente pq a falha está la em Resolution, do Unified Skin, que deve ser 8 e não 16. Não sei pq o limite dele é 16, mas vc consegue pôr 8 na sua versão.

Só se houver uma outra forma de relizá-lo no R2, sacou?

Para haver aquele eliminação de divisões em Geometry, isso deve ser feito, senão na hora de moldar (o achatamento), não fica correto.

Me desculpe se disse besteira, mas como disse, sou um neófito, mas fiz inúmeras vezes e de várias formas, no entanto compreendi totalmente o exercício. Só frustrou porque não estou avançando, em virtudo desta questão no Unifeid Skin.
Desculpe a torração.
Abraços,

Bagli

unTroglodita disse...

Prof. Daniel "DD3D", boa noite,

Eu instalei o Zbrush 4.0, e agora deu certo. Está a Resolution vai até 8, no Unified Skin.

Vou deixar instalada as duas versões do Zbrush, o 4.0 como o 4R2.

Não quero ficar te alugando, mas é que realmente estou interessado, viu?
Abração, irmão!

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Sim Bagli, perfeitamente, só que estou baixando um novo R2 pois o meu estava com erro de instalação. Assim que terminar a instalação envio um video para o seu email mostrando como resolver. Até daqui a pouco.

unTroglodita disse...

Ok, Daniel! Vou aguardar, mas mantive os dois instalados. Só achei estranho ele recusar a redução ao nível 8.
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO À MINHA DÚVIDA, Daniel.
Grande abraço,

Bagli

duende disse...

Aprendi bastante
com seus tutoriais
deixo um link
é pouco,,,
pra mim é um grande passo
a minha principal dúvisa é em relação
a z-sphere
como colocar pele sobre ela?
já que ela é o esqueleto do personagem
obrigado

Daniel Design 3D disse...

Olá Adriano duende, eu vi o vídeo do pé modelado em Zbrush, ficou excelente, agora e só criar a topologia que ensinei no tutorial anterior, por que se for renderizar no 3Ds Max por exemplo, vai ficar pesado. Já a Zsphere, seria +ou- o rascunho de um futuro personagem ou objeto, para criar a malha(pele) é só ir até o menu UNIFIED SKIN e clicar em MAKE UNIFIED SKIN. Veja este link
http://espacodd3d.blogspot.com/2011/05/tutorial-aprendendo-nocoes-basicas-de.html
Até mais

Igor disse...

cara mto bom seus tutoriais e de boa qualidade oq é muito difícil de se encontrar além de ser em português obrigado mesmo!

Postar um comentário

Obrigado por participar. Sua mensagem será ativada após confirmação