Seja um parceiro você também!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tutorial - Criando objetos com operações booleanas no 3Ds Max



Olá amigos(as) do site GFX Total, hoje vamos abordar um assunto pouco discutido em tutoriais convencionais, entender um pouco sobre operações Booleanas para facilitar o processo de modelagem de certos objetos. Devo lembrar que esta função é usada em último caso, estas operações dificultam ou até impossibilitam o mapeamento e a animação do objeto.
Quando temos que criar manualmente algo que seja quase impossível, utilizamos as operações booleanas, para extrair malhas de objetos 3D.
Operação booleana em formato de conjunto de elementos


Esta operação não é indicada para objetos que receberão animação visto que será criado um número excedente de Vertex na malha, que será mostrado no tutorial, isto dificultará o rig que é o processo de animação por modificadores e também o mapeamento para aplicação de texturas.

OBJETO CRIADO A PARTIR DE UMA OPERAÇÃO BOOLEANA



Falando em termos simples, a pele do objeto não terá ligações entre os pontos de vertex, acarretando em torções indevidas na malha, por exemplo: O braço de um personagem, mas não vamos atentar aos detalhes, faremos este processo em futuros tutoriais.

É uma contribuição simples, mas acredito que venha a somar nos conhecimentos, espero que tenha ajudado mais uma vez.

Para visualizar o vídeo clique aqui:

Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

1 comentários:

unTroglodita disse...

Aí, cara, legal? Olha, para mim, particularmente, suas observações em torno das operações Booleanas foram de grande valia, pois já estou no fim de toda a parte de splines, parte de extrude e operações booleanas. Parabéns, pois suas observações são providenciais e muito bem vindas, sempre mantendo a ótima didática, Daniel. Quando eu terminar, te digo onde estou realmente, ok? Some não, viu?, pois gosto muito de você e deste seu aplicadíssimo trabalho em 3D.
Abraços,

Bagli

Postar um comentário

Obrigado por participar. Sua mensagem será ativada após confirmação