Seja um parceiro você também!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Tutorial - Modelando um personagem cartoon (Bender Futurama) no 3Ds Max


Olá leitores e amigos do site gfxtotal, aqui quem fala é Daniel para mais uma vídeo aula de 3ds Max.
Hoje vamos dar um passo mais ousado aproveitando tudo que aprendemos nos tutoriais passados para criar um personagem cartoon no 3Ds Max. O personagem conhecido como Bender, um robô da série futurama, um dos maiores sucessos atuais de Matt Groeini.


Depois de muitas lições de modelagem vamos criar um personagem básico onde iremos trabalhar com Splines, modificadores e as ferramentas principais de modelagem no 3Ds Max e recordar algumas regrinhas que não são obrigatórias mas que irão ajudar na hora da modelagem.
Acompanhe o resultado final:

Neste tutorial, propositalmente,  deixei de mencionar algumas partes para incentivar e ver se realmente aprenderam a trabalhar a malha de objetos extraindo o maior proveito possível dos objetos em cena. Veja a imagem abaixo:


Assim como esta parte, houve alguns outros detalhes que não apresentei durante o tutorial e peço agora que cada um na busca do crescimento próprio, tente refazer, sabemos que é natural que possa não conseguir alcançar bons resultados na primeira modelagem mas ainda sim estarão somando conhecimentos para o futuro.
Download dos arquivos finais no tutorial




Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 comentários:

unTroglodita disse...

Daniel, estou com uma grave dúvida, uma besteria, até. Estou estudando super bom o 3ds Max, conceitos, tudo certinho, mas pintou uma dúvida referente a um movimento que não tenho outra alternativa que não seja perguntar a vocês, ainda que seja uma coisa boba, mas não consigo realizar este movimento simples, como mostra no tutorial que estou estudando. É o seguinte....

Tenho que fazer uma linha reta, lá no spline. Ok, faço! Em seguida, vou no Modify, para mover os vértices desta linha. Aí começa o meu problam. No tutorial, o cara movimenta a linha, a partir do vértice, sem que sejam feitas curvas. Ela tanto faz num vértice como no outro. Eu clico no vértice, selecionando Vertex, no painel Line. A linha sempre faz uma curva, cara! Tento na outra extremidade, e quando clico nela, ele faz sempre uma alça. No entanto, no tutorial, o cara faz molinho em ambos os Vertex, sem que seja realizada curva alguma; movimente a reta para qualquer canto ou direção, em ambos os Vertex.

Eu não consigo! E somente em um Vertex, mesmo assim, a reta faz curvas para cima e para baixo, e não é isso que é pedido no exercício. Sei que é uma coisa básica, mas não estou conseguindo fazer, Daniel.
Grato pela atenção dispensada.
Abraços,

Bagli

unTroglodita disse...

Daniel, não creio que seja algum problema de configuração, pois chequei tudo, e me pareceu igual ao do tutorial. Não entendo como só consigo mexer em um Vertex, mesmo assim fazendo curvas. Gostaria de saber, como mexer, movimentar, portanto, esta linha mas sem curvas. E como faço o mesmo com o Vertex oposto. Já tentei de tudo, amigo, mas não consigo. Por favor, me dê uma dica.
Abraços,

Bagli

unTroglodita disse...

Daniel, boa noite,

Fucei, fucei e entendi, p!!!!! Acho que é por uma questão de versão. Antes, devemos marcar Corner, para que toda a reta seja movimentada, Move, integralmente; portanto, sem curvas. Consegui, Daniel!

Me perdoe a torração, porque sei que você é ocupado.

De qualquer modo, muito obrigado pela atenção.
Abração,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Olá Bagli, sim vc está correto, é só criar a line com a opção corner habilitada, mas vc pode alterar as curvas a qualquer instante simplesmente selecionando o vertex desejado e clicando com o botão direto sobre ele, irá abrir uma caixa com opções (Curve, smooth, bezier, corner, etc) ai é só clicar sobre o opção desejada que o vertex se transformará. Espero que isso ajude.

unTroglodita disse...

Sim, amigão! Eu terminei entendendo que este é o modo para alterarmos a qualquer tempo.
O painel e forma de acesso, tb, entendi assim. É um furo do tutorial, mas que descobri a tempo.
MUITO OBRIGADO PELA SUA CONSTANTE E INCANSÁVEL AJUDA, Daniel.
Grato!
Abraços,

Bagli

Postar um comentário

Obrigado por participar. Sua mensagem será ativada após confirmação