Seja um parceiro você também!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tutorial - Pipeline 3Ds Max, Photoshop e ZBrush - Epaço DD3D

   Olá amigos do Blog, estamos de volta com mais um tutorial de modelagem intermediária. Vamos trabalhar desta vez com a modelagem de peças hidráulicas.


   Estamos avançando mais um passo em 3Ds Max, Zbrush e Photoshop. Vamos aprender a criar um modelo em 3Ds Max utilizando os modificadores (Bend, Simmetry e UVW map). Também vamos entender um pouco sobre alphas em Zbrush, desde a criação em photoshop até a utilização com os pinceis (Brushes).



   Basicamente, é o mesmo procedimento do tutorial criando uma almofada, contudo vamos entender novos procedimentos para se trabalhar uma linha de modelagem entre estes três softwares citados acima.

DOWNLOAD DOS ARQUIVOS UTILIZADOS NO TUTORIAL


   Um grande abraço e até os próximos tutoriais.








32 comentários:

unTroglodita disse...

simplesmente FASCINADO por estes softwares de 3D, embora não trabalhe bem com eles - ainda! Mas já vou estudar. Eu só gostaria de saber por que alguns profissionais trabalham com 3Ds Max e outros criticam e só usam Maya. Pode responder? SUPER PARABÉNS, dá pra entender perfeitamente! Abraços, Bagli

P.S.: Já repliquei através do meu Face.

unTroglodita disse...

Prof. Daniel "DD3D", bom dia,

Acabei de replicar a sua explicação a respeito do 3Ds Max e Maya através do meu Face. Uma breve e sensível síntese da evolução de ambos. Sim, Daniel, procurei me informar sobre o Blender, onde são feitos trabalhos incríveis, mas vi que os majoritários são o 3Ds Max e o Maya, mesmo.

Fiquei num certo dilema, pois sei que deve iniciar os estudos destes software, antes que ele seja exijido. Tenho um tutorial magnífico do Maya e outros excelentes do 3Ds Max. Vi que você tem uma fluência belíssima no segundo.

Como não quero deixar pra depois, gostaria de ter uma sugestão tua, pode ser?

Ficou ótimo este tutorial, Daniel! Estou te perguntando isso, porque confio na sua experiência e, além disso, realmente estou decidido e interessado.
Muito obrigado.
PARABÉNS!
Fica com Deus,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Bom dia Bagli, foi só um resumo, ainda tenho muito que aprender. Quanto a sugestão, prefiro que você use os dois e tire suas conclusões. Vou contar o início da minha trajetória. Quando completei 22 anos, estava passando em frente uma banca de um vendedor ambulante onde estavam alguns DVDs de softwares, vi um que no meio havia um escrito "Crie cenários 3D com passeios interativos" chamado Autodesk Maya, aquilo chamou minha atenção. Perguntei sobre o valor e o vendedor e o mesmo informou que era 10 reais e super simples de manusear. Então comprei para testar.
Chegando em casa, instalei e deu tudo certo, começei então a procurar sobre tutoriais mas não achava nada, mesmo assim não desisti até aprender o básico. Quando comecei a especializar após alguns meses o software travava muito, demorava para renderizar uma imagem simples como por exemplo um quadrado "box", como não tinha condições de comprar um computador potente o suficiente para rodar o Maya, pesquisei e descobri que a Autodesk havia lançado um software leve para estudantes de computação gráfica chamado 3Ds max. Foi amor a primeira vista, hehe, achava tão simples que comecei a modelar sem nunca ter visto um tutorial de 3Ds max. Quando resolvi procurar tutoriais descobri centenas de tutoriais na internet (Inglês) quando percebi já estava trabalhando com maquetes 3D e ganhando um pouco de dinheiro, usei toda a verba que entrava para custear cursos de profissionalização. Hoje ensino vários amigos que já formaram em computação gráfica mas não tiveram base sólida na faculdade. Conclusão: É tudo questão de tempo, teste os dois, tenho certeza que terá mais afinidade com um deles.

Daniel Design 3D disse...

Só mais um detalhe importante, para quem deseja abrir uma empresa e prestar serviços para firmas de grande porte que é onde acontece os lucros. A licença empresarial do 3Ds Max para rede, em minha última pesquisa estava 3.000 reais e a licença do Maya para até 4 máquinas estava 18.500 reais. Para buscar nos states fica um pouco mais em conta, mesmo assim é um pouco salgado. Abraço a todos.

unTroglodita disse...

Prezado Daniel "DD3D", boa noite,

Cara, muito legal sua tragetória, é uma lição de vida e verdadeiro talento e força de vontade, também. Parabéns! Eu te perguntei, pois me sinto um pouco perdido por onde começar - estava! Tenho muitos tutoriais que consegui, tanto em inglês, espanhol, poquíssimos em italiano e alguns em português, sendo que os melhores são seus, Daniel.
Os tutoriais que tenho, a maioria estão em altíssima qualidade. Os espanhóis, por exemplo, são cópias perfeitas, excelentes da séria VideoBrain em espanhol, difícil de encontrar, mas eu me especializei, há bons anos, em buscar e encontrar o que ninguém acha, rs... Um deles, é um recente e grande do Maya. Mas há uns ótimos, também, do 3Ds Max. Vou fazer o seguinte, vou iniciar pelo 3Ds Max, depois, passarei para o Maya. Já vi uns excelentes do Zbrush que, juntamente com seus tutoriais, me tiraram muitas dúvidas.
Ah..., qualquer um destes tutoriais são seus, também, Daniel, caso queira ou deseje até orientar para algum amigo ou estudantes. É só pedir que disponibilizo para você ou suas indicações, ok? Posso até te organizar uma lista do que tenho, caso tenha interesse, embora eu sabia que você está muito e muito adiantado.
Depois eu te conto como resolvi iniciar meus estudos nesta area, tá?
Muito obrigado pela orientação. Mas eu só não comecei hoje, porque tive que formatar um dos HDs, o do sistema, o que me tomou um certo tempo, neste início de noite; só terminei agora.
Muito obrigado, Daneial, espero poder contar com sua orientação nestes estudos, pois até hoje, meu caro, só tive furo, e falta de palavra de pessoas que se dizem professores ou que postural este status - somente!
Estudo computação gráfica no Rio, num curso. Você acredita que até hoje, nunca consegui uma viva alma, seja estagiário e até um professor que desse uma força em aulas de reposição, embora isso seja parte do curso? Nuca, cara! Somente uma fera que conheci, um verdadeiro períto em Zbrush, um aluno que marcou comigo e me deu umas aulas e instruções, mas ele conseguiu um emprego, e não pode me dar mais instruções. Fiquei chateado, mas produndamente feliz em saber que ele conseguiu uma asenção profissional, Daniel. Um professor de Ilustrator chegou a marcar ele mesmo comigo, sabe que o cara não foi e não me deu satisfação alguma? Liguei mais de 6 (seis) vezes, pois ele mesmo disse para fazer isso, para tirar dúvidas sobre mesh tool, o cara sequer me mandou para o inferno. Nunca me retornou ligação alguma.
Estou querendo dizer com isso, que somente você e este colega tiveram real interesse em instruir, ajudar fraternalmente, Daneil.
Tem uma coisa que eu respeito muito na vida, pois fui educado em torno disso: Fraternidade!
Valeu pela orientação, Daniel.
Grande abraço.
Fica com Deus,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Sem palavras Bagli, será uma honra ajudar a vc e a todos que necessitarem. Abraços amigo.

unTroglodita disse...

Daniel "DD3D", boa tarde,

Muito empolgante e incentivadora a sua "trajetória", pois como gosto de boas histórias e estórias, o que há de mais importante são os detalhes que a cercam, e até aqueles que não são ditos e ficam subentendidos, Daniel.
Vou ver se começo a estudar hoje, pois já estou estudando o Zbrush, mas terei que arrumar ordem e pôr no meio disso tudo o 3Ds Max, também. Suas sugestões já forma aceitas e assimiladas. Vou apenas colocar ordem no meu HD, para em seguida começar, porque antes quero separar os tutoriais do 3Ds Max.
Esta questão de licença é f..., pra gente, pois ainda temos que ralar muito para ter um patamar que permita ter uma empresa prestadora de serviços. Os tributos são altos e os encargos, sejam quais ou quanto forem, são devastadores ao bolso.
Desde já, portanto, agradeço pela sua constante atenção às minhas solicitações.
Gostaria de poder ajudar e colaborar mais, no entanto, agora, tá meio difícil, mas espero que no futuro, eu tenha - e terei! - esta alegria.
Excelente dia, Daniel.
Fica com Deus,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Parece que entendeu perfeitamente, hoje o meu maior obstáculo e conseguir fazer trabalhos grandes pois empresas cobram tributos, nota fiscal e uma série de impostos dos quais, os micro e pequenos empresários acabam sofrendo uma luxação, não avistando nenhum lucro e por conseqüência desanimando. Mas a vida é assim, vamos seguindo com firmeza no propósito que o resultados aparecerão.
Falando em resultados, estou preparando um tutorial de 3Ds max, acredito que vá gerar mais resultados, tá ficando bom. Em breve postarei aqui no blog.
Abraços Bagli.

unTroglodita disse...

Grande Daniel "DD3D", boa tarde,

Tô aqui colocando ordem na casa, rs... Vi sua resposta somente agora. Meu caro, não sei que "brasil", minúsculo mesmo, tá?, que veiculam dia e noite nos meios de comunicação. A coisa tá feia! Como se diz aqui no Rio..., "o bagulho tá doido, maluco". Existe um Brasil de partidários e aparelhados, portanto, que não trabalha; e um outro Brasil, que transpira a camisa e rala, meu caro.
Mas como você mesmo diz, os bons resultados sempre veem das boas sementes e boa semeadura...
Logo que eu organizar tudo aqui, Daniel, vou te mandar um "index" da minha pequena deveteca, ok? No momento, é algo que poderia e gostaria de compartilhar contigo, em sinal de agradecimento, pois é um matérial didático de muito conteúdo e que está em alta qualidade. Pode ser útil para você ou para algum colega ou amigo. Logo,logo te mando, ok?
Abração e excelente dia.
Fica com Deus,

P.S.: Vou aguardar o novo tutorial 3Ds Max, embora esteja engatinhando, tá? rs...

unTroglodita disse...

Fala, grande Daniel "DD3D", boa tarde,

Estou apenas replicando a mensagem que deixei com uns colegas, de uma turma de Zbrush.

Galera, acaba de sair quentinho da fábrica, a mais recente versão do Zbrush.
Bruna, o que acha de tentar instalar esta nova versão, hem? Acho que vale a pena.
Vou instalar ainda hoje, e dou um retorno logo que começar a trabalhar. E tenho a nova versão, mas sei que por aqui... não rola. Entendem? Por hora, vejam os links:

http://www.pixologic.com/docs/index.php/Main_Page

http://www.pixologic.com/docs/index.php/ZBrush_4R2b_-_Table_of_Contents

Daneil, somente hoje consegui organizar tudo. Vou separar os tutoriais e livros do 3ds Max e iniciar os estudos. De repente, este final de semana te mando o Index do acervo.
Excelente dia.
Abraços.
Fica com Deus,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Obrigado pela colaboração meu grande amigo Bagli.
Excelente dia pra você também, espero que mais pessoas tomem atitudes como a sua.

unTroglodita disse...

Daniel "DD3D", boa noite,

Caso seja útil...Pixologic – ZBrush 4R2b Incl. Crack:

https://rapidshare.com/files/3614631191/ZBrush_4R2b_WIN_By_TK-Master.rar

http://netload.in/dateiPN98s67HT8.htm

http://uploaded.to/file/3zoi8ruq

Abração.
Fica com Deus,

Bagli

unTroglodita disse...

Cara, depois eu te falo como está sendo a minha experiência introdutória com o 3ds Max. Aguarde...
Abração.
Fica com Deus,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Um grande obrigado Bagli, temos muitos amigos que estão querendo o Zbrush 4R2 e não conseguem achar na net. Vou repassar agora mesmo. Um imenso obrigado em nome de todos.

unTroglodita disse...

Prezado Daniel "DD3D", boa tarde,

Sempre que quiserem um programa, e estiver difícil, entrem em contato, de repente... eu consigo uma vesão atual e...limpa, sem vírus. Veja que todos os links estão ativos, e são da versão mais recente do Zbrush. Se quiserem, eu tenho o torrent específico, também.
Você tem interesse em desenho? Tenho um DVD de 8.5, integralmente dedicado ao desenho. Acredito que você até conheça algumas coisas, mas o reste é material bastante difícil de conseguir. Português, inglês, espanhol, francês, russo; matéria de anatomia, técnicas, etc., fazem parte desta seleção. Caso seus colegas e amigos desejem o material..., é só pedir que eu disponibilizo para você baixar. Sinta-se absolutamente à vontade, Daniel, pois já disse que no momento, é a maneira que vejo de poder ajudar, contribuir e retribuir ao seu grande trabalho didático, ao qual sou muito grato.
Como te disse, comecei a estudar o 3ds Max ontem, através de um conjunto de lições introdutórias: "3 ds max r - 3.1 - videotutorial", em espanhol. Vi o teu tutorial do Ovo saltador, rs... e entendi, sim!, "mas eu peco pela falta de intimidade" com o programa, pois são opções dentro de opções e, também, de outras opções dentro de subopções. É, no mínimo, um cardápio bastante amplo e repleto de ofertas até para quem está ambientado, Daniel. Mas é um questão de tempo, sei disso, para pegar a manha do lance.
Quanto aos outros tutoriais que separei para a minha iniciação no 3ds Max, tenho alguns excelentes da "Digital-Tutors" e outros da "Video2brains", ambos em espanhol, todos com qualidade de imagem excelente. Embora com temas diferentes, são introdutórios, mas apresentando gradual complexidade.
Resumindo, Daneiel: devido a falta de intimidade, rs..., não tá sendo mole, não, cara. Mas tô seguindo o curso do curso, rs...
Aguarde o envio do Index ainda para hoje, pois tenho certeza que pode vir a ser útil a muitos estudantes de 3D - quem sabe até para você, que já está bastante avançado na senda 3D.
Ah..., tô fazendo um bicho estranho aqui no Zbrush, Daneil, mas não sei bem, agora, que passo dar, acho que já dá pra partir para o processo de modelagem, esculpir esta "coisa" que criei. Pus o nome dele de Trincadão. Tenho um com cabeça e outro sem cabeça. Vou pôr no meu Face, aí você me faz uma avalização e orientação, por favor.
Um excelente sábado, amigo!
Abraços.
Fica com Deus,

Bagli

unTroglodita disse...

Daniel, boa tarde,

Acabei de postar as imagens do Trincadão no meu Face. Dê uma olhada crítica, e evalie, pois estou muito inseguro quanto a modelagem dele; sabe... mde de esculpir?
Aguardo sua avaliação.
Abraços,

Bagli

unTroglodita disse...

Prezado Daniel, vamos lá, então!
Este é o Index, prometido. Está num .txt, porque a lista é grande demais para o espaço de caractter permitido.
Compartilhe com os colegas e amigos interessados. Não me dá trabalho algum, pois tenho tudo organizado.
Links:

http://www.4shared.com/office/XKRqd1Ma/index.html

Fica com Deus,

Bagli

unTroglodita disse...

Beleza, Daniel? Informação importante que vi agora...

http://area.autodesk.com/blogs/maxstation/updated_subscription_advantage_pack_is_available

http://anonym.to/?http://www.wupload.com/file/2655166772/Updated_Subscription_Advantage_Pack_3DMax_Design_2012.rar

Daniel Design 3D disse...

Olá Bagli, obrigado pela dica do advantage pack do 3Ds Max 2012, fica mais uma colaboração de nosso amigo Bagli que postou acima esta atualização do 3Ds Max e incorpora novas ferramentas criadas para melhorar os serviços da Autodesk. Vlw Bagli.

Daniel Design 3D disse...

Quanto a colaboração Bagli, com certeza vou pedir sua ajuda, a vida é um eterno aprendizado e nunca podemos parar de aprender. Espero que mais pessoas como vc se manisfestem e façam a diferença deixando suas contribuições nesta vida passageira. Ah, estou muito curioso para conhecer o Trincadão. É muito importante que vc guarde todos os seus trabalhos para acompanhar a evolução. Esta semana vou ensinar como renderizar no Zbrush e algumas técnicas importantes de modelagem no 3Ds Max. Abraço amigão.

unTroglodita disse...

Daniel, boa tarde!
Cara, estou apenas fazendo um teste, pois estão fechando muitos caminhos de compartilhamento, embora ainda haja P2P biTorrent, por exemplo.
Por favor, faço um teste e me dê um ok, mas não tem presa.
Link:

http://www.embedupload.com/?d=1OCHEXETCI

Fica com Deus,

Bagli

unTroglodita disse...

Daniel, agora pra valer o teste, com uma publicação recente. Acho que deu certo.
Link:

http://www.embedupload.com/?d=5TAPZ5UXAV

Abração.
Fica com Deus,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Obrigado Bagli, conferi aqui e estão disponíveis o download pelo Mediafire com login, pelo fileserve e pelo wupload. Confirmado? Mais uma vez um grande abraço.

Daniel Design 3D disse...

Perdão Bagli, não é necessário login para fazer o download pelo Mediafire. Tudo Ok.

Daniel Design 3D disse...

Tudo ok Bagli, já compartilhei com alguns amigos, e aos poucos irei divulgando. Vc tem uma lista e tanto. Só não vou pedir agora pois estou muitíssimo atarefado, mas assim que der um espaço de tempo entro em contato para compartilharmos. Um imenso obrigado.

unTroglodita disse...

Tudo bem, Daniel! Foi só pra firmar, mesmo. Se você ou alguém quiser, é só pedir. Sintam-se à vontade.
Quanto o 3ds Max, comecei exatamente por um tutorial de uma vesão antigo, então notei algumas disparidades com a versão atual. Demorei a pegar alguns movimentos e intimidade com a Viewport - e não tá sendo fácil, Daniel. Mas tô "inu", rs... Além disso, to consultando o Help 2011 que só ontem notei que possuiu mais de 9500 páginas! Fiquei assustado, sabia? Pois se já estou na ralação com o início, sozinho, imagino mais na frente, cara, rs... Além disso, notei, depois de tempos, que o tutorial que o cara usa é em espanhol, e não em inglês. Mas vou concluir todo o tutorial - são 51 partes. Bem, Daniel, estou tendo lentos progressos. Ah: você sabe onde forma parar aqueles botões "x,y&z"? Desculpe a pergunta primária, mas não encontro de jeito algum. Responda somente quando puder.
Excelente dia.
Fica com Deus,

Bagli

unTroglodita disse...

Desculpe, Daneil: Já encontrei o alinhamento (x,y&z), bem como o caminho para ativar os mesmos na barra de ferramenta. Cara, eu acabei de levar uma surra deste programa porque, sem querer tirei toda barra de navegação - os botões! Você não tem noção do que foi recompor tudo, mas consegui. Bem, é assim que estou indo e estudando, cara. Mas como disse, está "inu"...kkkkk.

unTroglodita disse...

Daniel, boa noite,

Só pra te dar um retorno...
...Estudei bastante estes dias, dois tutoriais, mas eram versões antigas, cujo 3ds Max era em espanhol e não em inglês, o que tornou tudo ainda mais difícil porque o normal são os livros e programas em inglês. Vi e estudei estes dois e, sinceramente, fiquei bastante desanimado. Mas...segui!
Passei para um outro tutorial, muito mais atual e quase igual a versão 2012 - muito próximo.
Olha sá... Sabe que tive que prestar tanto a atenção, em meio a estas dificuldades, que terminei me obrigando a compreender, ainda que aos trancos e barrancos.
Cara, sabe que este outro tutorial é tão bom e tão bem feito e fluente, que as dificuldades que tive nos dois primeiros, só terminaram por me reforçar, sem que eu reparasse. Logo, passei muito mais rápido pelo primeiro capítulo deste tutorial da Video2Brain, exatamente por ter me concentrado muito nos dois primeiros que não são grande coisa. Do ponto de vista didático é bastante curioso, concorda?
Portanto, Daniel, avancei bastante, mesmo, no Viewport, configurações e outras coisas importantes noções básicas do 3ds Max, só num dia.
Obrigado pela atenção e força!
Fica com Deus,

Bagli

Daniel Design 3D disse...

Parabéns Bagli, grandes designers nascem desta forma, passando por dificuldades e perdendo algumas horas ou dias de sono. Estou correndo contra o tempo, tenho que entregar um serviço por contrato até sexta feira, estou trabalhando dia e noite, em alguns instantes penso em jogar tudo pro alto mas olho para trás e recordo que já derrotei gigantes maiores bem maiores. Estude bastante, sucesso pra vc amigão...

unTroglodita disse...

Brigado, Daniel. E tenho certeza que o gigante na frente do Golias não é dada. Avante e êxito, porque é mais um gigante que vai virar anão em sua vida.
Parabéns!
Fica com Deus,

Bagli

Anônimo disse...

Olá Daniel "DD3D",

parabéns pelos tutorias, muito bem feitos e vc tem uma ótima didatica, ...

Sou formado em eng. da computação e ministro aulas eng. de softwares em uma universidade e tbm um apaixonado por design e animação 3D. Ñ pode deixar de notar em uma de suas respostas a um dos cometarios a sua trajetoria que é muito parecida com a minha, comecei tbm lendo revistinhas de banquinha e comprando cds genéricos, rsrsrs... e repetindo sua frase "...grandes profissonais nascem desta forma, perdendo dias e noites de sono para alcançar seus objetivos.".

estarei sempre acompanhando suas novidades e lhe desejando muito sucesso.

parabéns


Rodnei.

Daniel Design 3D disse...

Obrigado Rodnei, é muito gratificante receber este tipo de resposta, muitas vezes, mesmo sem conhecer as pessoas, me sinto ligado a elas por este tipo de de acontecimento onde a vida tão diferente traça caminhos muito semelhantes. Sucesso para vc também amigão.

Postar um comentário

Obrigado por participar. Sua mensagem será ativada após confirmação