Seja um parceiro você também!

sábado, 5 de novembro de 2011

Tutorial - Animação de câmera usando Path Constraint - 3D max




   Olá novamente a todos, sejam bem vindos a mais um tutorial de 3D Max onde irei explicar como é criada uma animação de câmera em uma Montanha Russa virtual.
  Esta técnica conhecida como "Path" já foi e ainda é muito usada para passeios em cenários virtuais e comerciais. Um filme muito famoso que apresenta esta técnica no início é "SPAWN SOLDADO DO INFERNO", este filme começa com um tunel de fogo extenso onde uma câmera vai aprofundando entre curvas e labaredas de fogo.



  Dividido em três partes, este tutorial aborda inicialmente modelagem e alguns mecanismos para alcançar bons resultados finais.
  No segundo video vamos desenvolver a criação de Path, lembrando que, quem ainda não tem conhecimentos sobre o manuseio de Splines veja o tutorial Portão de garagem usando Splines - 3D Max onde expliquei diversas formas de se trabalhar com estes Shapes.






  O terceiro e último tópico veremos como animar a câmera de maneira pratica e rápida  economizando tempo na hora de se criar animações concideravelmente grandes.




   Peço desculpas pelo audio pois meu equipamento de gravação é bens simples, tentei aumentar o audio dos videos mas apareceram uns ruídos durante a fala em alguns momentos mas acho que dá para enterder.
Um grande abraço a todos e bons estudos.





Tutorial - Resultado Final






Tutorial - Parte 01






Tutorial - Parte 02







Tutorial - Parte 03




Deixem comentários e sugestões para que possa melhorar.

13 comentários:

Samuel Araújo disse...

Esse tutorial é demais cara, está ajudando muito nos meus estudos. :D

Daniel Design 3D disse...

Vlw Julião, é muito bom ver o tanto que vc evoluiu, suas modelagens estão ótimas e a tendência é ficar ainda melhor... Parabéns.

Shirley F.S ADM2 disse...

Parabéns Daniel esse tutorial ficou incrível, o resultado final ficou excelente, um abraço.....

.: Spawn_darK :. disse...

Daniel muito bom seus tutoriais estou aprendendo bastante com eles. Mas, tenho uma dúvida! Deve ser muito simples pra você. Tem como eu diminuar a velocidade da camera em alguns pontos? Por ex, quero que em uma curva colocar um outdoor e nesse ponto a cametra passar mais lenta, é possível? Fico no aguardo!!! PARABÉNS pela iniciativa em ajudar...

Daniel Design 3D disse...

Olá amigo Spawn Dark, sim é bem simples, crie uma animação de teste de 100 frames, crie o 1º quadro chave no frame 25, 2º quadro chave no frame 50, o 3º quadro chave no frame 75, e o último no frame 100. depois de criar estes frames, selecione o 75 e o 100, aumente o tamanho na timeline e arraste-os para aproximadamente 300 assim a distância em os frames faz o movimento ser mais lento. Espero que resolva seu caso. Até mais...

Anônimo disse...

onde posso baixar o arquivo Max , o link nao funciona.. poderia colocar um novo link???

Daniel Design 3D disse...

Olá Norberto, seja sempre bem vindo, este tutorial é bem antigo e por isto infelizmente não tenho mas os arquivos deles. Mas qualquer dúvida estarei a disposição. Abraços.

Unknown disse...

Você Está sendo muito util aos meus estudos olha saiba que para muitas pessoas , fica muito dificil pagar uma escola um curso de 3d, e que esses tutoriais são muito importantes. Fique com DEUS e saiba que Pessoas assim como Você DEUS fica muito feliz. Logo mais vou estar enviando alguns videos para vc ver , pois vou fazer iddo e algumas animações no cinema 4d , e logo vou compartilhar com a galera. Obrigado

Daniel Design 3D disse...

Obrigado amigo do andar de cima(Força Jovem), fico muito contente em receber este retorno, é muito importante para mim. Um grande abraço, bons estudos.

Unknown disse...

Otimo tutorial obrigado, gostaria de saber como faço para as vezes fica mas lento ou mas rapido e para e depois continuar. abraços

Daniel Design 3D disse...

Olá Josenilton, é só diminuir o espaço entre os keyframes na timeline.

Abraço

Unknown disse...

Eu não to conseguindo usar o patchdeform. Clico em pick patch e quando vo clica na line, aparece ilegal patch pode me ajuda?

Daniel Design 3D disse...

Olá icaro dos santos. Não é no "Patch", é no "Path"

Postar um comentário

Obrigado por participar. Sua mensagem será ativada após confirmação